quarta-feira, 7 de julho de 2010

Direto do Gueto...



A gente sabe que os negros nunca tiveram muitos privilégios desde que nos entendemos por gente. E para ganhar um espaço, nós, negros (sim! eu tenho mais em mim de negros do que brancos) sempre temos que mostrar algo a mais, vencer as barreiras e sobrepor a opinião alheia. Com Janelle Monáe, não foi diferente.

Ela que é do gueto de Kansas City, classe média, encontrou na música a forma de lutar contra o preconceito e sustentar a família, já que a mãe era faxineira e o pai viciado em drogas.

Sua música segue influência de James Brown, Michael Jackson, mas tem raízes fortes no hip hop, soul music, gospel... Não é uma artista pop ah lá MTV. É simples, ousada e que causa em suas apresentações.



O primeiro EP (Metropolis - The Chase Suite) foi inspirado no filme Metropolis de Fritz Lang - 1927, que narra a história de uma cidade onde os trabalhadores, cansados de serem escravizados pelas máquinas e cansados da miséria resolvem reivindicar seus direitos.
A continuação do EP Metropolis, veio a gravação do CD The ArchAndroid que estourou em um enorme sucesso e que abre o leque para todas as vertentes do POP sem perder suas raízes.

Já foi indicada ao Grammy Americano nas categorias de melhor compositora, cantora, dançarina e performer.

Vale a pena conferir o som da menina... Som explosivo, bem James Brown e bem futurista ao mesmo tempo.



E como dica do nosso amigo Caetano Monteiro: Som gostoso, calmo e feliz. Começar o dia assim foi muito bom! www.myspace.com/momoproject



Um comentário:

  1. Gente, que voz é essa? Que animação é essa? Adorei! Vou baixar e aumentar meu conhecimento sobre black/soul music (sabe da minha tendência, né? do meu pézinho na África... hahahaha).

    Preta, seu blog tá lindo! Só com indicações de primeira, textos bem explicativos e tudo muito interessante e atrativo. Bem do jeito que você é mesmo!

    Parabéns, continue dividindo com todos nós as coisas que realmente merecem ser divididas!

    Saudades sempre!
    Beijos!

    ResponderExcluir