terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Preciosa

O mundo está mesmo uma grande reviravolta.


A cada dia que você lê o jornal, vê um comentário do vizinho, um apelo de alguém na internet por justiça, percebemos que a coisa não está normal (na verdade acho que nunca esteve).


Resolvi me desligar disso tudo na virada do ano e tentar ficar em paz com a minha mente, limpar o cotidiano... começar 2012 com a cabeça fresca. Escolhi alguns títulos para ler (por que não existe nada melhor para fugir da rotina do que se enfiar em um mundo que não é seu), mas fui surpreendida pela história de Claricee Precious Jones.

Precious é a personagem do livro, "Preciosa", de Sapphire (nome artístico de Ramona Lofton). No livro, Sapphire conta a história (narrada em primeira pessoa) de uma jovem analfabeta, obesa, negra, aos 16, grávida do segundo filho, abusada sexualmente pelos pais desde os três, moradora do Harlem nova-iorquino.

Qualquer semelhança da história de Precious com nosso cotidiano é mera coincidência. Sua vida é contada no início dos anos 80.

No livro, a autora resolveu manter os erros ortográficos da personagem, para dar uma sensação de que estamos ao lado da jovem, que semeia, com medo, sua história.

Em detalhes, ela conta seus sofrimentos ao lado do pai, a negligência da mãe, a ajuda da escola que a fez conhecer um mundo novo através da escrita. A voz que ganhou, os amigos que fez, o amor que nasceu pelo filho Abdul (e de quebra, pela filha "Monguinha", portadora de Síndrome de Down e que não vê desde o nascimento, quando ainda tinha 12 anos).


Se você não esta preparado para detalhes de cenas fortes e tristes, mas que confrontam sobre muitas coisas e sobre nós mesmos, não leia Preciosa. Eu consumi o livro em dois dias, a história te prende. Ver Precious com vontade de abandonar o passado triste e buscar ajuda é fascinante. O amor pelo filho, pela escrita, por querer ser alguém... É comovente!

A história da jovem do Harlem é uma ficção, mas baseada no que a autora viveu ao dar aulas para jovens negras e latinas no Bronx. Conviveu, de fato, com todo o universo narrado por Precious.

Então, fica a dica. Preciosa, um livro de questões sérias, envolvente, triste, mas um PUTA soco no estômago, pra pessoas como nós que às vezes, resolvemos, simplesmente, fechar os olhos para o que acontece ao nosso redor.

Aqui você assistte ao trailer do filme... Sim! O livro virou filme e teve várias indicações ao Oscar em 2010.

Um ótimo café!

Nenhum comentário:

Postar um comentário