segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Talento é pra quem tem.

Talento é pra quem tem.
Quando o talento é demais você não tem como
segurar, uma hora ele vai vazar e explodir e ser um sucesso.

Com a DIVA e, essa sim merece o título, foi assim.

Etta James, nascem em 1928, nos EUA. Pai não conheceu, mas desconfiava que era branco. A mãe, uma adolescente de 14 anos, deixou a criança para ser cuidada por um casal,
dono de uma pensão, e foi viver a vida, por assim dizer.

Etta, frequentava o coral da Igreja Batista do bairro, e lá, foi treinada a cantar.
A voz da menina atraía várias pessoas para a igreja, que queriam saber quem era a criança de apenas 6 anos. A fama de Etta James começou a despertar a ganância de Mama Lu, o então cuidador da menina que começou a cobrar pelas apresentações.

Em casa, nas noites em que Mama Lu ia jogar poker com os amigos, ele acordava a menina na alta madrugada para cantar para os convidados, o despertar era aos gritos e surras, o que fazia com Etta ganhasse o trauma de não conseguir se apresentar sob pressão.

A mãe de Etta, quando soube das ameaças, volta e busca a filha já adolescente e em 1950, mudam-se para São Francisco, onde montam o grupo Peaches com Johny Otis. O sucesso é certo. E o trio ficou no topo das paradas de sucesso e entre as 100 melhores músicas da nação. E Etta é convidada por Little Richards para participar com ele em suas turnês.

Etta James é uma cantora incrível, dona de um contralto poderosíssimo, passou pelo R&B, Blues, Rock, Gospel, Pop, Soul e Jazz.

Já foi backing vocal de Chuck Barry, teve o mesmo produtor que Janis Joplin, nos anos 80 fez várias turnês com os Rolling Stones, ganhou vários prêmios e sempre que lançava um single ou disco, dominava as paradas de sucesso. Está na lista das 100 melhores músicas e discos do mundo da Revista Rolling Stone.

Como os principais nomes do cenário musical mundial, Etta também teve sua passagem no mundo das drogas, o que a impedia de fazer mais sucesso. Viciada em Heroína, Etta vivia nas clínicas de reabilitação e na polícia. Ela conta em sua autobiografia que esse período foi necessário para se reconhecer e a perceber que estava destruindo a si mesma.

O principal álbum é At Last (download aqui).

Etta hoje está internada com suspeita de leucemia, mas é respeitada pelos grandes nomes do cenário da música POP atual. A cantora Adele, tem Etta James, como sua principal referência para cantar.

Mais download: aqui e aqui.
48 vídeos legais: http://www.youtube.com/playlist?list=PL65F549A0950A07F6
bom café.



Nenhum comentário:

Postar um comentário