A cada dia que você lê o jornal, vê um comentário do vizinho, um apelo de alguém na internet por justiça, percebemos que a coisa não está normal (na verdade acho que nunca esteve).
Resolvi me desligar disso tudo na virada do ano e tentar ficar em paz com a minha mente, limpar o cotidiano... começar 2012 com a cabeça fresca. Escolhi alguns títulos para ler (por que não existe nada melhor para fugir da rotina do que se enfiar em um mundo que não é seu), mas fui surpreendida pela história de Claricee Precious Jones.
Precious é a personagem do livro, "Preciosa", de Sapphire (nome artístico de Ramona Lofton). No livro, Sapphire conta a história (narrada em primeira pessoa) de uma jovem analfabeta, obesa, negra, aos 16, grávida do segundo filho, abusada sexualmente pelos pais desde os três, moradora do Harlem nova-iorquino.
Qualquer semelhança da história de Precious com nosso cotidiano é mera coincidência. Sua vida é contada no início dos anos 80.
Em detalhes, ela conta seus sofrimentos ao lado do pai, a negligência da mãe, a ajuda da escola que a fez conhecer um mundo novo através da escrita. A voz que ganhou, os amigos que fez, o amor que nasceu pelo filho Abdul (e de quebra, pela filha "Monguinha", portadora de Síndrome de Down e que não vê desde o nascimento, quando ainda tinha 12 anos).
Se você não esta preparado para detalhes de cenas fortes e tristes, mas que confrontam sobre muitas coisas e sobre nós mesmos, não leia Preciosa. Eu consumi o livro em dois dias, a história te prende. Ver Precious com vontade de abandonar o passado triste e buscar ajuda é fascinante. O amor pelo filho, pela escrita, por querer ser alguém... É comovente!
A história da jovem do Harlem é uma ficção, mas baseada no que a autora viveu ao dar aulas para jovens negras e latinas no Bronx. Conviveu, de fato, com todo o universo narrado por Precious.
Então, fica a dica. Preciosa, um livro de questões sérias, envolvente, triste, mas um PUTA soco no estômago, pra pessoas como nós que às vezes, resolvemos, simplesmente, fechar os olhos para o que acontece ao nosso redor.
Aqui você assistte ao trailer do filme... Sim! O livro virou filme e teve várias indicações ao Oscar em 2010.
Um ótimo café!
Nenhum comentário:
Postar um comentário