Todo mundo sabe da biografia de John Lennon. Todo mundo conhece suas músicas e o motivo que o fez ser quem ele é hoje.
Mas, eu me surpreendi com o filme O Garoto de Liverpool, por mostrar o conflito pessoal de John Lennon tão abertamente ( o abandono dos pais e o convivio com a Tia autoritária e que não demonstrava seus sentimentos). É ver o cara que transformou a história da música e que dirá dos movimentos pacifistas do mundo inteiro, do lado de dentro, saber como ele se sentia dentro deste conflito.
O filme aborda a criação do jovem Lennon, os medos, como lidava com o fato de ter sido deixado com a Tia e saber que sua mãe morava a duas quadras de sua casa. Aborda ainda, o início da carreira musical, inspirado em Elvis Presley e na paixão da mãe, Julia, pelo rock'in roll, como aprendeu a tocar banjo, os novos amigos Paul e George, o frenesi das fãs de colégio, a popularidade, as inquietações de adolescente, enfim... O filme ganha o espaço da emoção com a morte trágica de Julia e quando Mimi demonstra amar o sobrinho como um filho legítimo.
O filme britânico foi lançado em 2009 e é baseado no livro "Imagine This: Growing Up With My Brother John Lennon". O roteiro fica por conta de Matt Greenhalgh.
Elenco:
John Lennon - Aaron Johnson
Paul McCartney - Thomas Sangster
Mimi Smith - Kristin Scott Thomas
Julia Lennon - Anne-Marie Duff
George Harrison - Sam Bell
Você pode conferir o trailer nesse link aqui.
Para ler, recomendo a Revista Bravo! Especial Lennon, que conta toda história do Beatle, relacionamento com Yoko e os amigos da banda, as manifestações a favor da paz mundial, linha do tempo musical e muito mais. A edição é para colecionadores e quem curte John Lennon. Uma super leitura.
Então... é isso.
Um bom café, e até o próximo encontro.